7 Dicas para colar acrílico

09/05/2022

7 Dicas para colar acrílico

Como já se é de conhecimento, o acrílico é um material muito versátil na indústria atual sendo utilizado em diversos tipos de trabalhos, sendo eles manuais ou mecanizados.  As características principais do acrílico (material com uma menor rigidez e maior elasticidade e flexibilidade) permitem esse amplo uso.

Neste artigo iremos te dar algumas dicas para colagem de chapas acrílicas em casa para você produzir as mais variadas peças artesanais ou de uso doméstico!

Recomendações de Segurança

Primeiramente é recomendado uma boa escolha de área de trabalho, sempre é indicado um ambiente amplo e arejado visto que você irá manusear adesivos/colas acrílicas que podem gerar gases tóxicos, portanto o ideal é colar acrílico ao ar livre ou em um cômodo com mais de uma janela e se possível ligue um ou dois ventiladores para soprar o ar para longe de você.

Não se esqueça de utilizar equipamentos de proteção Individual (EPI) como por exemplo: óculos de proteção, luvas e uma máscara. Além dos gases potencialmente tóxicos do adesivo/cola de acrílico, é preciso se proteger das partículas que podem surgir caso queira cortar ou lixar o acrílico em futuros acabamentos e etc.

Prepare uma bancada de trabalho que seja compatível com o processo de colagem acrílica, pois escolher locais feitos matérias que aderem muito com a cola/adesivo que for utilizar pode se tornar uma dor de cabeça para seu projeto. Atenha-se a locais de concreto, metal ou madeira, e nunca cole acrílico sobre superfícies de vidro ou papel.

Escolha a chapa mais adequada

No mercado atual possuímos três tipos de chapas acrílicas: Cast, Extrudada e Reciclada (recuperada). Cada tipo reage de forma diferente quando em contato com elementos químicos presentes nas colas/adesivos de diferentes fabricantes.

 No caso da chapa do tipo cast, a resistência é maior o que evitará efeitos desagradáveis, como perda de brilho e aparecimento de bolhas. Isso fará com que você economize tempo nas etapas posteriores a colagem (acabamentos e ajustes em geral).

Pesquise sobre boas colas

Algumas colas funcionam bem para a colagem das chapas acrílicas, existem algumas opções e a mais óbvia é a própria cola acrílica. Ela é feita de um material transparente, ideal para superfícies lisas, pois ela não mancha e tem secagem rápida. Sendo uma boa escolha para trabalhos de peças acrílicas de artesanato e decoração, podendo ser aplicada em todos os tipos de acrílicos ou plástico de baixa espessura.

Existem também a opção da cola instantânea ou Super Bonder (ou a Tek Bond e afins) como também é conhecida, ela é ótima para trabalhos manuais rápidos como conserto de peças e artesanatos com acrílico.

Essas colas costumam vir em embalagens especiais acompanhadas de um bico aplicador de alta precisão que facilita a aplicação da cola. Esse tipo de cola instantânea pode ser usada em outros tipos de materiais como plásticos mais duros e peças de acrílico quebradas.

Mas sempre tome muito cuidado ao utilizar esse tipo de material pois é altamente corrosivo e em caso de acidentes pode causar reações alérgicas graves na pele.

Faça testes sobre o processo de colagem

Neste caso se trata mais de fazer pesquisa sobre as placas acrílicas que serão utilizadas, se os materiais possuem compatibilidade entre sí, pois um erro comum é descobrir somente após muitas peças criadas que um dos processos ou materiais escolhidos não foram adequados.

Respeite o tempo de secagem

Uma boa sugestão é que você entenda que cada material e cola utilizados precisam de um tempo adequado para que sejam aderidos as superfícies e sejam unidos.

Normalmente dependendo da cola/adesivo o tempo de secagem pode levar de 10 a 15 minutos até mais de 24 horas. Algumas peças podem precisar de apoios para manter as chapas acrílicas erguidas e no local certo até que a cola seque totalmente e na posição desejada. Evite o uso de secadores, respeite o tempo com a temperatura ambiente.

Portanto tenha paciência e saiba que assim que finalizar a secagem a peça pode ser manuseada sem risco algum de quebra ou descolamento.

Dica extra

Utilize um bom gabarito para colar os acrílicos, essa é uma dica essencial para que você não se frustre com os resultados finais dos seus projetos. E evite repetir o uso do gabarito, já que quando se utiliza o mesmo gabarito muitas vezes para diferentes trabalhos a tendência é que a eficiência e limpeza do mesmo acabe sendo reduzida drasticamente.

Em geral as peças acabam deformando, acumulando sujeira e resto de cola de trabalhos anteriores, fazendo com que as colagem futuras fiquem irregulares e tenham manchas indesejáveis, que já foram evitadas pelo uso de uma cola adequada.

Acabamentos

Se você chegou até aqui é porque seu projeto está quase no fim e você quer os retoques finais na peça. Uma sugestão é dar pequenos acabamentos polindo com produtos específicos ou até mesmo com ferramentas como o uso de uma lixa de grão 180.

Para realizar esse processo, borrife água morna por toda a borda do acrílico e prepare-se para repetir esse passo a cada vez que trocar de lixa, você precisa molhar porque é justamente essa combinação que deixa o acrílico brilhante. Caso contrário, a superfície dele pode até ficar riscada.

Uma sugestão mais complexa e que demanda um maior investimento é o uso de um maçarico de propano para dar ao acrílico um acabamento semelhante a vidro.

Para utiliza-lo da maneira adequada basta passar o maçarico rápido pelas bordas da peça construída. Se você for muito lento ao passar o maçarico de propano, ele vai acabar queimando ou derretendo o acrílico, portanto cubra toda a borda do material de um movimento só. É provável que será necessário repetir esse processo de 2 a 3 vezes para obter o acabamento desejado.

Procure a Viacrilico

Ficou curioso e já sabe qual escolher? Nós da Viacrilico estamos disponíveis para atendê-lo via whatsapp ou via email, caso esteja interessado em realizar um orçamento conosco. É simples, rápido e prático!

A Viacrilico tem como missão sempre superar as expectativas de nossos clientes e fornecedores!

7 Dicas para colar acrílico

Voltar

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1