A utilização do acrílico na área de saúde

06/07/2022

Os polímeros na área da saúde cumprem um papel fundamental para a qualidade de vida de pacientes e da equipe de profissionais - e tamanha importância demanda um controle de qualidade especial. É desejável que os fornecedores dos materiais na área da saúde sejam certificados por agências de renome internacional.

De acordo com o presidente da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais (SLABO), Dr. Luís Alberto dos Santos, as modernas técnicas de prótese e cirurgia plástica teriam sido impossíveis sem os materiais plásticos. “Os tecidos do corpo aceitam muito bem os plásticos por possuírem grande estabilidade química, física e bioquímica e não apresentam efeitos cancerígenos”, diz o especialista.

Neste post iremos vamos te contar tudo sobre a utilização dos acrílicos em ambientes hospitalares e ou da área da saúde.

Materiais de uso diário

A flexibilidade do acrílico também contribui para esse tipo de aplicação, já que permite criar todos os tipos de formas e tamanhos. Foi por causa dessas propriedades que o Hospital Infantil Sabará, por exemplo, adotou o acrílico em laboratórios, lavabos de banheiros e até nas bancadas da recepção. “A limpeza de um ambiente hospitalar é muito importante, por isso optamos por usar o acrílico”, afirma a arquiteta responsável pelo projeto, Diana Malzoni.

O berçário das maternidades atuais é composto 90% de berços feitos de acrílico. Eles possuem maior segurança, maior resistência sem colocar a vida de bebês e pacientes em risco. Sua principal aplicação é em incubadoras neonatal, além da transparência e segurança, permite o acompanhamento visual e a realização de exames sem contato físico com o bebê.

O Acrílico em laboratórios

Por proteger os pacientes e cientistas de agentes infecciosos, o acrílico há muito tempo também dá forma a equipamentos de uso hospitalar. Também usado em laboratórios (tubos de ensaio, suportes, etc), devido ao fato de que o acrílico é muito resistente à abrasão de produtos químicos, bem como a temperaturas baixas ou elevadas.

Um dos aparelhos mais utilizados nos laboratórios é o dessecador assim como os dosímetros, o agitador magnético, o durômetro e etc. É um instrumento projetado para a conservação a seco de uma amostra ou substâncias cuja composição pode ser alterada pela umidade e ele pode ser fabricado em acrílico facilitando e ampliando sua produção em escala.

O Acrílico e seu uso na estética

O PMMA (polimetilmetacrilato) é um preenchedor definitivo facial e corporal biologicamente compatível indicado para fins corretivos em regiões onde é necessário um efeito permanente como ombros, peitoral masculino, glúteos, coxas, pé torto congênito, correção de assimetrias decorrentes da poliomielite, entre outros.

PMMA ou polimetilmetacrilato foi utilizado pela primeira vez na área da saúde como prótese dentária em 1936 e como preenchedor de tecidos moles em 1988. Em 1993 as microesferas sólidas de polimetilmetacrilato foram misturadas ao colágeno bovino para que o produto pudesse ser implantado com agulha, sem cirurgia. E com o tempo aperfeiçoando mais as técnicas e o próprio material hoje a utilização em humanos é possível e parcialmente segura!

Outra aplicação em que o PMMA se destaca é na composição das lentes intra-oculares (LIO). Desde 1949, elas são colocadas internamente no olho para substituir o cristalino opacificado removido na cirurgia de catarata. São diferentes das lentes de contato, colocadas sobre a superfície da córnea para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Procure a Viacrílico

crilicoFicou curioso? Nós da Viacrilico estamos disponíveis para atendê-lo via whatsapp ou via email, caso esteja interessado em realizar um orçamento conosco. É simples, rápido e prático!

A Viacrilico tem como missão sempre superar as expectativas de nossos clientes e fornecedores!

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1