Acabamento (Como Lixar e Polir o Acrílico)

17/08/2017

Por Nina C

A quantidade de acabamento necessária para produzir uma borda lisa e transparente depende da qualidade da borda usinada. Uma ferramenta de corte afiada e devidamente projetada reduzirá a quantidade de acabamento necessário. O acabamento também é reduzido quando um refrigerante de pulverização é usado com a ferramenta de corte para evitar o excesso de acumulação de calor.

Polimento de Bordas

O polimento cria a melhor borda acabada, mas requer a maior preparação. Uma borda bem trabalhada (moída) pode ser polida sem lixar previamente. No entanto, uma borda de corte de serra deve ser lixada, atravessar um engenheiro, shaper, roteador ou máquina de acabamento de borda, ou ser raspada à mão antes de poder ser polida. O polimento da borda é feito melhor em uma cabeça de polimento estacionária. Use rodas de musselina descoloridas de 8” a 14” (200-300mm) de diâmetro, que são projetadas com tiras de polarização que dão à roda de polimento uma aparência plissada. Este design funciona mais frio do que um design de roda de pulverização costurada e fará um trabalho mais rápido.

A qualidade do acabamento da borda depende da seleção dos compostos de polimento. O uso de um composto de corte médio dará um acabamento bastante bom em uma operação. Para um acabamento de alto-brilho, é melhor usar primeiro um composto de corte rápido para remover todas as marcas de lixa e, em seguida, um composto de alto-brilho para a operação de polimento final.

Tenha cuidado para evitar o excesso de acumulação de calor ao polir bordas. Muito calor pode induzir o estresse na folha e, eventualmente, causar fissura. Para reduzir a quantidade de estresse ao mínimo, se possível, recoze a peça depois de todas as etapas de fabricação estarem completas (incluindo polimento).

Polimento de Superfícies

Se os riscos ou as marcas de usinagem não são muito profundas, a superfície pode ser polida sem lixar previamente. As rodas utilizadas para polir de superfície podem ter um diâmetro de 6" a 12" (150-300mm), construídas até uma largura de 1,5 a 2 "(38-51 mm). As rodas devem ser feitas de musselina macia e branqueada para a operação de polimento inicial e de flanela macia para o acabamento.

Para a primeira operação de pulverização, use um composto de polimento médio-grosso ou um composto fino dependendo da profundidade dos arranhões.

Ao polir a superfície da folha, a peça deve ser mantida em movimento o tempo todo. Não use pressão excessiva, pois o abrandamento do excesso de aquecimento pode resultar.

Lixamento de lâminas

É desejável lixar molhado para acabamento de acrílicos. Normalmente, 180-320 grãos de papel “úmido ou seco” são usados junto a muita água. Se feito manualmente, use um bloco de lixar para manter as bordas iguais. Apenas a pressão ligeira deve ser aplicada ao moer com lixadeiras de energia para minimizar o calor de fricção que pode provocar o excesso de aquecimento do acrílico. Siga o procedimento “Polimento de Superfícies” para um acabamento mais alto.

Lixamento das superfícies

Uma superfície riscada não deve ser lixada a menos que as imperfeições sejam muito profundas para serem removidas por polimento sozinho. Se for necessário lixar, recomenda-se a utilização de lixar molhado. A aplicação de água torna possível produzir um acabamento mais suave, pois pode ser usado lixa de areia fina. Sem água, esta mesma lixa de areia fina encheria e aqueceria demais o acrílico.

Para arranhões muito profundos, um papel de 240 grãos ou 320 grãos será grosseiro o bastante para iniciar o processo de lixar. Este primeiro passo deve ser seguido, após o enxágue, por um material de 400 gramas, e depois por um papel de 600 grãos. Certifique-se de usar muita água e enxaguar a lixa com frequência para evitar que esta se obstrua. Com lixadeiras de potência, apenas a pressão leve deve ser aplicada para reduzir a fricção. Siga o procedimento “Polimento de Superfícies” para um acabamento mais alto.

Raspagem de bordas

A mais fácil de todas as técnicas de acabamento é raspagem. Um raspador pode ser quase qualquer peça de metal com uma borda afiada e plana. As ferramentas especiais de raspagem acrílica estão disponíveis em um distribuidor de chapas acrílicas. Seja qual for a ferramenta que você usa, deve ter uma ponta afiada e quadrada. A raspagem manual é uma alternativa ao lixar para a preparação das bordas para polir. Usado em conjunto com polimento de chama, bordas de alto-brilho são alcançadas, mas sem a suavidade de bordas lixadas e polidas.

Aperte o trabalho verticalmente. Comece na parte traseira da borda com o raspador inclinado 45 ° e desenhe com velocidade uniforme e pressão para a frente. Uma tira uniforme deve ser removida. Siga um procedimento de polimento de borda para um acabamento mais alto.

Polimento de bordas com chamas

O polimento de chamas deve ser feito com uma tocha de solda de oxigênio hidrogênio. É importante remover o mascaramento protetor da borda do material quando o polimento de chama. A chama deve ser azulada, quase invisível, aproximadamente 3 "(75 mm) de comprimento e estreita. Segure a tocha até a borda e com um ligeiro ângulo. Em seguida, desenhe a flama ao longo da borda da chapa. A prática o ajudará a estimar a Velocidade e distância. Se a primeira passagem não produzir uma borda polida, deixe a peça esfriar e tente uma segunda passagem.

Lembre-se de que, quando o polimento de chamas, o aquecimento súbito da folha induz alto grau de estresse. Após o polimento da chama, assegure-se de recozer a peça. Isso diminuirá a quantidade de estresse e reduzirá ou impedirá a chance de furar ao longo do tempo.

Máquinas de acabamento de borda

As máquinas de acabamento de borda comercialmente disponíveis oferecem um método rápido para obter bordas lisas sem lixar nem raspar. Os acabamentos variam de bordas lisas com pequenas marcas de usinagem para bordas lisas e quase polidas, dependendo do design da máquina e das ferramentas de corte utilizadas. As bordas acabadas da máquina são ideais para cimentação ou polimento de chama, mas são afiadas e requerem alguma fabricação adicional para torná-las seguras para manipulação.

Deve-se ter cuidado para ajustar a taxa de alimentação para eliminar o desbaste e o derretimento. As taxas de alimentação que são muito rápidas resultarão em picar, enquanto uma velocidade de alimentação lenta resultará em derretimento. As máquinas de acabamento de borda variam em diâmetro de corte e velocidade de rotação. Em geral, máquinas com cortador maior e velocidades de rotação mais elevadas permitirão taxas de alimentação mais rápidas sem quebrar.

Acabamento (Como Lixar e Polir o Acrílico)

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1