Acrílico ou vidro?

20/12/2017

Muitos projetos utilizam acrílico decorativo no lugar do vidro decorativo e por algumas razões muito boas. Mas, o acrílico é sempre a melhor escolha? O acrílico tem seu lugar junto com uma série de profissionais. Mas vem com os seus contras.

Primeiro, há custo. Este é um ponto irrelevante porque, enquanto o acrílico tem um custo inicial pequeno, em longo prazo, pode custar tanto ou mais do que o vidro.

Por quê? Por um lado, o acrílico só pode ser limpo com água morna e sabão. Se qualquer outro produto de limpeza for usado, você vai quebrar o acrílico e deve ser substituído. Se esta é uma peça decorativa laminada, todo o conteúdo terá que ser reproduzido.

Além disso, arranhões de acrílico muito facilmente. Mesmo se você acidentalmente limpá-lo com toalhas de papel, que podem danificar o acrílico permanentemente. Vidro, por outro lado, é relativamente resistente a riscos.

Ao longo do tempo, o acrílico vai amarelar. Com um filme ou revestimento, o acrílico pode ser protetor UVB, a um custo. O vidro é naturalmente protetor de UVB tornando-o um excelente produto para proteger o mobiliário como uma mesa de vidro, trabalhos de arte em molduras ou quando usado como vidro decorativo arquitetônico, perfeito para proteger espaços inteiros. Observe que o vidro NÃO é resistente a UVA sem filme ou revestimento, para que você ainda consiga danos na pele.

O acrílico é poroso, enquanto o vidro é antimicrobiano. Muitos prestadores de cuidados de saúde e hospitais escolhem o vidro sobre qualquer coisa simplesmente por esse motivo. Pode ser esterilizado com muita facilidade e devido ao seu design temperado, mantém-se em espaços muito exigentes.

No mundo do vidro decorativo, você realmente quer que seus projetos se destaquem. Seja gravado, laminado, pintado de volta ou impresso, você não quer que seu vidro fique no caminho ou limite-o. O acrílico pode ter algumas distorções visuais que podem afetar seu projeto. Peças mais grossas de acrílico e a qualidade evitarão esse problema. Mas essas opções vêm com um custo.

O vidro e o acrílico podem ser dobrados e moldados em praticamente qualquer forma. O mesmo para padrões incorporados. A diferença é que o vidro dobrado é muito mais caro que o acrílico.

Por fim, o acrílico tem a vitória para maior durabilidade. Cada pedaço de vidro pode quebrar e  ou rachar. O acrílico pode realmente suportar qualquer punição,  exceto limpador de janelas e toalhas de papel.

Outra vitória para o acrílico é o peso. Então, se você tem a opção de enviar muitos acrílicos ou muito de vidro, eu escolhi o acrílico. Mas, graças ao hardware de vidro e adesivos, o peso do vidro não é realmente um problema quando se trata de revestimento.

 

Quando usar acrílico

 

Quando usar o vidro

Acrílico ou vidro?

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1