Como o acrilico é fabricado?

16/02/2022

Você já se perguntou como o acrílico é fabricado? Esse material é muito utilizado para as mais diferentes finalidades de uso.

Essa utilização pode variar dos mais diferentes tipos de locais e situações.

O acrílico é um polímero (poli > muitos e mero > unidade), pois é constituído de grandes moléculas formadas por muitas unidades químicas (mero) que se repetem.

Ele pertence a família dos termoplásticos devido à possibilidade de conformá-lo com a aplicação de calor e solvente.

Agora que você já sabe do que ele é feito, chega o momento de entender a forma como ele é fabricado.

Produção de chapas pelo processo de fundição ou “cast”

O xarope acrílico é vazado entre duas placas de vidro e polimerizado em autoclaves, tanques de água quente ou estufas.

Em autoclaves, a polimerização se dá a uma temperatura de 90º C, com pressão de 5 Kgf/cm2, enquanto que nos tanques e estufas a temperatura atinge 70º C à pressão atmosférica.

A obtenção de chapas fundidas ou “cast” se faz pelo processo de batelada, utilizando lâminas de vidro de alta qualidade superficial com moldes.

A polimerização inicia-se com uso de catalisadores e ação da temperatura e é feita dentro de autoclaves, estufas ou banhos de água quente.

Dessa forma se obtém chapas com alta transparência, grande resistência mecânica, mínimas tensões térmicas e distorções ópticas.

Tipos de acrílicos e suas fabricações

Existem dois tipos de acrílico e cada um deles conta com um processo diferente de fabricação.

Eles são:

Acrílico Extrudado

Para a obtenção das chapas utiliza-se a resina acrílica na forma de pó ou no formato de grânulos, que passa por uma extrusora seguida de calandragem em processo contínuo.

Possui excelente regularidade de espessura com variações inferiores a mais ou menos 5%, conseguem-se chapas com comprimento de até seis metros, ou maiores se desejado.

Seu custo é inferior ao das chapas fundidas devido a alta produtividade.

Com uma superfície de excelente acabamento e brilho, uma perfeita planimetria e sua estabilidade e resistência às intempéries, graças à presença de protetor “UV” em toda a sua massa e uma ótima qualidade.

Acrílico Espelhado

Os espelhos acrílicos são leves e resistentes e foram desenvolvidos para um vasto campo de aplicações, em substituição aos espelhos de vidro, especialmente aonde há risco de quebra e a segurança seja um fator de grande importância.

Pesando menos que a metade de um espelho de vidro, para um mesmo tamanho e espessura, os espelhos acrílicos podem ser facilmente transformados.

Diversas formas e tamanhos podem ser obtidas através de cortes, furos, dobras, curvaturas, etc, com equipamentos convencionais de serras, routers ou cortes a laser, que podem ser empregados para que se obtenha produtos com design complexos e precisos.

Como o acrilico é fabricado?

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1