Como cortar o acrílico?

05/05/2016

Uma das opções mais práticas para cortar o acrílico é utilizando a serra circular de mesa, parecida com as que se cortam madeira e alumínio. Perfeitas para fazer cortes longos, as serras de carboneto de tungstênio (ou serra circular com dentes de vídea) são ideais para dar a peça um acabamento superior e com maior velocidade, além de possuir uma vida útil bem maior do que a serra de aço rápido, usada para trabalhos mais simples. Recomenda-se, por exemplo, o uso da serra de carboneto com 300 mm de diâmetro, com 96 dentes trapezionais-alternados para uma largura de corte de 2 mm.

Outra forma de cortar placas de acrílico é com o riscador com ponta de metal duro (ponta seca e de aço). Essa técnica pode ser usada para as placas de até 2 mm, na execução do corte a precisão deve ser excelente e a pressão homogênea em todo o corte. Ao final, para dividir o material deve-se apoiar em toda a extensão do risco para que não haja quebras, por isso não é aconselhado fazer cortes longos com esta ferramenta.

Temos ainda, as serras de fita que são ideais para realizar cortes em linhas curvas ou em peças assimétricas. Devem ter 2,77 metros quando abertas, velocidade tangencial de 3000 m/mm, com 6 a 8 dentes para chapas de acrílico finas e para grossas ou blocos de 1/½ a 2 dentes por cm. Ao fazer o corte as guias precisam estar juntas à serra, para não entortar a lâmina, além de ser necessário o resfriamento com ar comprimido, que deve ser direcionado para o ponto de contato do acrílico com a serra, e para retirar os fragmentos resultantes do corte. 

Como cortar o acrílico?

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1