Processos produtivos de móveis (como funciona e se pode ser reciclado?)

11/09/2017

Por se tratar de um material fácil de trabalhar, as Chapas acrílicas são excelentes principalmente para a fabricação de móveis, de modo que utiliza-se equipamentos de marcenaria convencionais. Contudo, é preciso possuir equipamentos específicos para sua operação, a fim de elaborar um melhor aproveitamento em relação ao acabamento e corte das peças. Geralmente, as serras de fita e circulares são as mais trabalhadas para o corte das chapas acrílicas. As serras circulares são as mais cotadas para trabalhar em cortes retos e as serras de fita para trabalhar cortes em linhas curvas. A velocidade e potência das máquinas tendem a variar de acordo com o tipo e espessura das chapas a serem cortadas.

Em relação as brocas utilizadas para furação, é preciso ter uma afiação especial, e precisam ser mais pontudas do que o normal, a fim a evitar que a chapa trinque ou quebre durante a perfuração. 

O corte a laser oferece outras vantagens para chapas acrílicas, pois não há necessidade de acabamentos posteriores,  nem a necessidade lixamento e polimento, sem mencionar o melhor aproveitamento da matéria-prima, resultando em um aumento da capacidade de produção e uma redução de custos.

Quando as chapas acrílicas são aquecidas à temperatura adequada e tempo correto, elas podem ser moldadas e dobradas. Após o resfriamento, elas recuperam a rigidez e mantém o formato aplicado. As chapas acrílicas precisam ficar acondicionadas em sua embalagem de origem com a película protetora, devem ser preservadas em lugar seco, em uma posição levemente inclinada comparada a posição vertical (10°), protegido do sol, do aquecimento e de produtos químicos. Jamais utilize ganchos ou objetos pontiagudos na hora de fazer o manuseio ou transporte.

A limpeza do acrílico é de grande economia e muito simples, usando basicamente água e detergente ou sabão neutros, utilizando flanela ou outros panos bem macios. Caso ocorram riscos, manchas superficiais ou encardidos, a remoção dos mesmos é feita de forma bem simples. Basta aplicar polidor para metais domésticos, esfregando o produto em cima da área afetada com uma flanela seca e limpa, fazendo pressão moderada até que a remoção do defeito seja feita. Termine o processo com uma segunda flanela a fim de que remova todo o excesso do polidor.

Como qualquer plástico, as chapas e resinas acrílicas podem ser recicladas. No Brasil, em torno de 15% da produção anual das chapas são recicladas, onde esses produtos são destinados para fabricação principalmente de peças para uso interno não havendo a necessidade de resistência ótica ou mecânica.

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1