Quais as diferenças entre o policarbonato e o acrílico?

30/05/2022

Que o acrílico é o queridinho da indústria de produção  isso não é novidade, mas você sabia que existe um “irmão gêmeo” desse material que é tão versátil quanto ele? Se não, fique por aqui e acompanhe nosso artigo sobre as diferenças entre o acrílico e o policarbonato e saiba qual é o melhor material para você utilizar no seu negócio!

Mas alertamos, é importante saber que alguns materiais se adequam melhor a um determinado uso do que outros, então esteja atento!

Sobre o acrílico

O acrílico é um material muito utilizado usado nos mais variados tipos de trabalho. Ele foi criado em 1928 pelos EUA, porém só começou a ser vendido em larga escala no ano 1933 ganhando destaque com a empresa americana produtora Rohm and Haas, pois o intuito do governo americano era de modelar as copas de seus aviões e jatos durante a segunda guerra mundial de uma forma mais rentável e rápida. Somente após esse momento que o acrílico começa a se tornar um material mais popular, entrando na indústria base de produção de bens até se tornar o que conhecemos hoje. Seu nome científico é poli metil-metacrilato (PMMA)

Sobre o policarbonato

Também conhecido como Lexan ou Makrolon, trata-se de um polímero feito a partir de uma reação química (fosgênio com bisfenol A) e da injeção de plástico quente em formas ou extrusão, através de um orifício para formar barras ou tubos. Feito de polímero composto por carbonatos, o policarbonato ao ser aquecido acaba amolecendo, enquanto ao ser resfriado, endurece.

Ele é um composto de engenharia com uma ótima resistência mecânica e química, com propriedades muito superiores ao acrílico. Uma das principais características da chapa de policarbonato é sua elevada resistência, uma vez que ela se destaca por ser cerca de 250 vezes mais resistente que o vidro, além de trinta vezes mais resistente que o acrílico. É um material que une segurança, resistência e elegância num só produto porém é um dos matérias mais caras na categoria dos termoplásticos.

Normalmente as chapas de policarbonato possuem filtro Anti-UV  uma característica que não dá para ver a olho nu, além de aumentar 80% na vida útil do material. É um material superior ao acrílico, sendo utilizado mais em produtos de primeira linha ao contrário do acrílico que é mais popular. Com isso é possível diferenciar suas utilizações muito também baseados no custo-benefício.

Onde se utilizam cada material

O policarbonato é usado na fabricação de CD’s e DVD’s, lentes de óculos, faróis e diversas aplicações na construção civil devido a sua alta resistência às intempéries.  Sendo especialmente utilizado nas proteções de cabines e janelas de aeronaves, embarcações, trens, ônibus, entre outros veículos. Também pode ser utilizado como um dos componentes da blindagem de veículos. Outro uso muito comum do policarbonato é em projetos residenciais como empreendimentos comerciais e públicos, podendo ser utilizado especialmente em espaços que necessitam de iluminação.

Já o Acrílico convencional é utilizado mais em tarefas básicas do dia-a-dia  (Mobiliário e itens para a casa) como por exemplo: locais de recreação, grandes centros empresariais, residências, mercados, armarinhos, lojas de conveniências, instituições acadêmicas, consultórios e até mesmo alas hospitalares.

Existe apenas uma infinidade de produtos que poderiam ser listados aqui por este ser um material muito versátil, mas bons exemplos seriam móveis ou utensílios de cozinha. Outra propriedade deste polímero é a compatibilidade com tecidos humanos, que tornam este material ideal para implantes médicos ou dentários, bem como também para cirurgias estéticas.

Características em comum

Por serem matérias com especificações técnicas similares eles possuem algumas características em comum. Tanto o policarbonato quanto o acrílico podem ser usados como substitutos para os vidros, já que o vidro não oferece segurança para o consumidor pois é muito frágil e pode facilmente causar acidentes quando utilizados com pouco cuidado e causando quase que perda total do produto.

Ambos são materiais transparentes, com certa resistência e mais leves do que o vidro, mas riscam com facilidade. Outro ponto a se destacar é que são menos duráveis quando aplicado solventes.

Desvantagens entre os materiais

Apesar de muito semelhantes em diversos aspectos, suas composições no entanto são muito distintas. A desvantagem do policarbonato é que ele possui um baixo desempenho em relação ao isolamento acústico, térmico e baixa visibilidade. A sujeira também gruda com mais facilidade já que a sua superfície não é lisa.

Uma das desvantagens do acrílico é a possibilidade de expansão térmica de até 0,7mm por metro, podendo expandir ou encolher. Além do mais, ele não apresenta tanta resistência a impactos, podendo se partir em grandes pedaços, e também possui uma vida útil menor, podendo amarelar com mais facilidade e apresentar distorção óptica.

Procure a Viacrilico

Ficou curioso e já sabe qual escolher? Nós da Viacrílico estamos disponíveis para atende-lo via whatsapp ou via email, caso esteja interessado em realizar um orçamento conosco. É simples, rápido e prático!

Nossa empresa surgiu no intuito de unir a alta qualidade, customização e satisfação dos desejos e necessidades em um só produto.

Com um propósito de sempre superar as expectativas de nossos clientes e fornecedores sejam eles nacionais ou internacionais. integrando a versatilidade e a criatividade tudo isso no compromisso maior de respeitar o meio ambiente.

Quais as diferenças entre o policarbonato e o acrílico?

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1