Reciclagem de Acrílico no Brasil

17/08/2017

Um poderoso aliado na preservação do nosso planeta, o acrílico é um material 100% reciclável. E com a preocupação em torno a preservação dos nossos recursos naturais, a “consciência verde” gerou uma reação positiva em áreas como a construção civil, por exemplo.

Como no Brasil, o ritmo de construções crescem de forma acelerada nos últimos oito anos, essa impacto fez com que o país ocupasse a quarta posição no Ranking Mundial de construções sustentáveis. E nesse aspecto, o acrílico é um material que como sempre mostra o seu diferencial e qualidades por ser 100% reciclável e transformado em infinitas possibilidades de reúso.

Como estamos falando de um material de muito valor no setor de reciclagem, o seu índice de reaproveitamento chegam a cerca de duas mil toneladas de resinas e chapas acrílicas recicladas por ano.


Os Bons Exemplos de Reciclagem de Acrílico


Uma empresa do grupi Unigel, a Plastigás, produz chapas de acrílico com insumos que são 100% reaproveitáveis na fábrica deles no México. As chapas são fabricadas de infinitos tamanhos e cores e são similares as chapas fabricadas com resinas virgens.

A Sheet Cril é a empresa que trabalha nesse processo aqui no Brasil. Nessa empresa recicla-se aproximadamente 80 toneladas de acrílico mensalmente e após o processo de reciclagem totalizam 50 toneladas de novas chapas. 

 

O processo de Reciclagem de Acrílico

1. Coleta do material

No Brasil temos um comércio fortíssimo relacionado a reutilização das chapas acrílicas cast. O preço desse material no mercado varia de USD 1,000.00 a USD 1,500.00 por tonelada.


2. O material coletado pode ter dois destinos diferentes

– Exportação: São diversos os países que possuem empresas que trabalham com reciclagem desse material, tais como México Índia, China, etc., de modo que os produtores desses países trabalham na captação sucata em vários outros lugares do mundo.

– Recicladores no país: Contamos com muitas empresas diferentes no país que fazem a reciclagem da sucata de chapas acrílicas cast, contudo elas apenas trabalham na produção de chapas recicladas de baixa qualidade, e isso ocorre por conta da falta de sintonia nos processos tecnológicos aplicados no Brasil.
 

Reciclagem de Acrílico

Limpeza e moagem: O material para reciclagem é separado de materiais estranhos,  restando apenas o acrílico. Após essa separação, é feita a moagem;

Craqueamento: No primeiro passo a sucata é aquecida a mais 410 graus centígrados para que a molécula do Polimetacrilato seja quebrada, gerando as moléculas do monômero original chamado por Metacrilato de Metila. Durante esse passo ainda acontece a formação de diversos subprodutos, resultado de reações secundárias por conta da quebra de moléculas de aditivos, assim como também, a quebra indesejada da molécula do Metacrilato de Metila transformando-se em moléculas menores;

Lavagem: O material resultante do craqueamento passa por um processo de purificação nesse estágio. Primeiramente, ele deve ser lavado com água a fim de eliminar os contaminantes que sejam solúveis em água, como por exemplo, acetona, o metanol, entre outros. A lavagem é realizada também com uma solução alcalina, a fim de neutralizar os ácidos formados como  um resultante indesejado durante o processo de craqueamento.

Decantação: Processo onde separa a fase aquosa da fase orgânica onde a fase aquosa é direcionada para tratamento e a fase orgânica passa para o processo de purificação.

Remoção de contaminantes leves: Depois da lavagem o material é alimentado para uma primeira coluna de destilação a fim de retirar as impurezas de ponto de ebulição que seja menor que o Metacrilato de Metila. 
Os contaminantes restantes são água e produtos solúveis em água, onde não conseguiram ser removidos totalmente por meio de decantação. 

Remoção dos contaminantes pesados: processo pelo qual o Metacrilato de Metila é purificado até 99.5% deverá sair no topo da coluna, e no fundo os resíduos mais pesados são retirados. O fundo da coluna precisará ser direcionado a uma unidade de incineração, onde pode ser usado como fonte de energia.

Final: O Metacrilato de Metila que se tornou purificado a 99.5% é novamente utilizado na fabricação de chapas acrílicas ou outros produtos derivados desse material. 

Reciclagem de Acrílico no Brasil

Voltar

Artigos por datas

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1