Acrílico

19/01/2018

O poli (metacrilato de metilo) (PMMA), também conhecido como vidro acrílico ou acrílico, bem como pelos nomes comerciais Plexiglas, Acrylite, Lucite e Perspex entre vários outros (ver abaixo), é um termoplástico transparente usado frequentemente em forma de folha como uma Alternativa leve ou resistente ao fogo ao vidro. O mesmo material pode ser usado como uma resina de fundição, em tintas e revestimentos, e tem muitos outros usos.

 

Embora não seja um tipo de vidro familiar baseado em sílica, a substância, como muitos termoplásticos, é muitas vezes classificada tecnicamente como um tipo de vidro (na medida em que é uma substância vítrea não cristalina), portanto, sua designação histórica ocasional como vidro acrílico. Quimicamente, é o polímero sintético do metacrilato de metilo. O material foi desenvolvido em 1928 em vários laboratórios diferentes por muitos químicos, como William Chalmers, Otto Röhm e Walter Bauer, e foi primeiro trazido ao mercado em 1933 pela Rohm and Haas Company sob a marca Plexiglas.

 

O PMMA é uma alternativa econômica para o policarbonato (PC) quando a resistência à tração, a resistência à flexão, a transparência, e a tolerância UV são mais importantes do que a resistência ao impacto, resistência química e resistência ao calor. [5] Além disso, o PMMA não contém as subunidades potencialmente nocivas de bisfenol-A encontradas em policarbonato. Muitas vezes é preferida devido às suas propriedades moderadas, fácil manuseio e processamento, e de baixo custo. O PMMA não modificado se comporta de forma frágil quando sob carga, especialmente sob uma força de impacto, e é mais propenso a coçar do que o vidro inorgânico convencional, mas o PMMA modificado às vezes é capaz de alcançar uma alta resistência ao impacto e ao impacto.


Vantagens

Possui melhor estabilidade térmica, maior resistência à fissura (quando uma rede de rachaduras muito pequenas se forma) quando expostas a solventes, faixa de termo formação mais larga que o acrílico extrudado. O acrílico moldado tem uma melhor capacidade de ser reformulado e é conhecido pelo seu acabamento superficial superior e propriedades ópticas. Também o acrílico moldado é mais resistente aos riscos que o acrílico extrudado. O acrílico moldado também é preferido sobre extrudado em aplicações que requerem usinagem, como girar o torno do motor ou fresar / perfurar. O acrílico extrudado, com muito menos estabilidade térmica, tende a derreter e entupir as ferramentas de corte. Mesmo com velocidades lentas e muito refrigerantes, o acrílico extrudado não produz o acabamento superficial e as tolerâncias apertadas possíveis com o acrílico moldado.

 

Uso

Este tipo de acrílico é frequentemente usado para aquários, prêmios, lápides financeiras, troféus, brindes corporativos e outros produtos que requerem moldagem ou usinagem. Ele tende a ser mais claro e feito para um padrão de qualidade superior, mas, ao fazê-lo, torna-o mais caro do que o acrílico extrudado.

Obs.:  Aconselho a leitura do link abaixo para complemento dessa leitura

https://www.viacrilico.com.br/blog/o-que-e-acrilico

Acrílico

Voltar

Orçamento

Gostou dos nossos produtos? Então faça uma cotação online, sem compromisso. É rápido e fácil.

Fazer cotação
UA-50120507-1